Betel Assessoria

Nossos Serviços

Nossos serviços

Nossos serviços

Auditorias e visitas técnicas periódicas, realizadas por profissionais especializados, para implementação e monitorização das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, de acordo com a legislação sanitária vigente.

Controlo oficial dos géneros alimentícios, no âmbito das respetivas atribuições, as seguintes entidades.

 

Entidades Nacionais:

 

  • ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
  • DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
  • DGS – Direção Geral de Saúde
  • DGFCQA – Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar
  • DRAP – Direção-Geral de Agricultura e Pescas
  • IVV – Instituto da Vinha e do Vinho
  • IVDP, IP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP
  • DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
  • DGC – Direção-Geral do Consumidor
  • ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho
  • DECO – Associação Portuguesa do Consumidor

 

Entidades Internacionais:

 

  • EFSA (European Food Safety Authority) – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos
  • Codex Alimentarius
  • FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação
  • WHO (World Heath Organization) – Organização Mundial de Saúde (OMS)

 

A Ficha Técnica é um documento que define o padrão da qualidade de um produto ou matéria-prima e é essencial para o controlo da qualidade das indústrias, varejo, food service e serviços de alimentação em geral. Nela constam as especificações técnicas do produto, tais como, padronização de receitas (onde são descritos pesos e medidas dos ingredientes, etapas dos processos de preparação, perdas, rendimentos e custos, sendo de extrema importância para a garantia da qualidade dos produtos, além de contribuir com o aumento da produtividade), informações nutricionais, composição, modo de conservação, descrição de armazenamento e transporte.

Acompanhamento de todo fluxo de produção para garantir a qualidade e a segurança alimentar em eventos de grande porte com serviços de alimentação, tais como: festivais, feiras, eventos sociais e corporativos.

Consultoria e assessoria técnica para controlo e melhoria de processos, com frequência e duração estabelecidas de acordo com a necessidade do cliente.

Auditorias e visitas técnicas periódicas, realizadas por profissionais especializados, para implementação e monitoramento das Boas Práticas de Fabricação, de acordo com a legislação sanitária vigente.

Profissionais legalmente habilitados, responsáveis pela qualidade e segurança do estabelecimento e dos alimentos comercializados, perante os seguintes órgãos fiscalizadores:

Vigilância Sanitária;  
Conselhos de classe (CRN, CRMV, CRQ);
● Ministério do Trabalho – PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

A Ficha Técnica é um documento que define o padrão de qualidade de um produto ou matéria-prima e é essencial para o controle de qualidade de indústrias, varejo, food service e serviços de alimentação em geral. Nela constam as especificações técnicas do produto, tais como informações nutricionais, composição, modo de conservação, descrição de armazenamento e transporte.

Licença Sanitária (Inicial, Renovação, Cancelamento);

Responsabilidade Técnica (Assunção, Baixa);

Certificado Sanitário de Veículos (Inicial, Renovação); 

Comunicação de Início de Fabricação para produtos dispensados de registro sanitário.

Acompanhamento de todo fluxo de produção para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos em eventos de grande porte com serviços de alimentação, tais como: shows, feiras, eventos sociais e corporativos.

Consultoria e assessoria técnica para controle e melhoria de processos, com frequência e duração estabelecidas de acordo com a necessidade do cliente.

Atividades teóricas e práticas para a capacitação dos colaboradores dos serviços alimentares, com temas focados em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e emissão de certificados.
O Manual de Boas Práticas é um documento obrigatório, que é exigido pela Vigilância Sanitária, onde devem ser descritas as particularidades do estabelecimento de acordo com sua atividade, incluindo memorial descritivo das instalações e edificação, higienização das estruturas físicas, equipamentos e utensílios, controlo de potabilidade de água, controlo integrado de pragas, formação, controlo da saúde e higiene dos manipuladores, manuseamento de resíduos e controlo e garantia da qualidade dos produtos.

Projeto e adequação de layout para serviços de alimentação com acompanhamento de arquitetos especializados.

Apoio à formulação de defesas técnicas contra reclamações/autos de infração emitidos por órgãos fiscalizadores, tais como Vigilância Sanitária, entre outros.

O estudo de shelf life tem por objetivo avaliar a vida útil de um produto, determinando por quanto tempo ele se mantém com suas características originais e seguro para consumo, durante o período de exposição e armazenamento.

Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) é um sistema que tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objetivo de poder evitar riscos que podem causar danos aos consumidores, baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação de géneros alimentícios em toda a cadeia alimentar. Analisa as diversas etapas da manipulação de alimentos, identifica os perigos potenciais à saúde dos consumidores e determina limites e medidas preventivas para o controlo dos perigos através monitorização e verificação dos pontos críticos de controlo.
A Declaração Nutricional é obrigatória para todos os alimentos e bebidas embalados na ausência do consumidor, tendo como objetivo informar os consumidores sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, contendo seus principais nutrientes e o valor energético.

A auditoria de fornecedores é uma ferramenta gestão para avaliação de fornecedores quanto aos requisitos da qualidade e segurança dos alimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores, aumentando o controlo da qualidade de produtos ou matérias-primas adquiridos pelo estabelecimento.

Metodologia que avalia a experiência do consumidor no estabelecimento através de diferentes parâmetros, tais como: estrutura, atendimento ao cliente, serviços e produtos. Este processo ocorre de forma anônima, podendo ser utilizado na análise de processos e padronizações.

Consultoria e assessoria técnica para desenvolvimento e inovação de produtos, considerando as tendências de mercado, preferências e comportamentos dos consumidores, para agregar qualidade, conveniência e valor nutricional aos produtos.

Formação

Higiene e Segurança Alimentar

Higiene Pessoal
e Saúde do Manipulador

Microbiologia e DTA’s

Higiene Ambiental

Procedimentos e Critérios na Manipulação de Alimentos

Controlo Integrado
de Pragas

Alergénios

Gestão de Pessoas

Liderança

Excelência no Atendimento ao Cliente

Marketing Pessoal x Rendimento da Equipa
Valorização da Equipa